A Arte de Poetizar e Seus Benefícios: Desvendando os Versos da Alma – Por Wanda Rop

Tempo de leitura: 4 minutos

@baronesa_wanda.rop

Sou poetisa e amo escrever. A Poesia é a minha arte. Paulista, nasci no interior e sempre amei a leitura. Nas folhas simples de papel, eu criava o meu mundo ideal e de sonhos, era uma forma de viajar sem sair do lugar. Por isso, afirmo que a poesia, doce arte em palavras, tem o poder singular de transcender o ordinário e iluminar os recantos mais profundos da nossa existência. Ao escrever versos delicados, o poeta revela não apenas suas emoções, mas também desvela um universo de benefícios que a arte de poetizar oferece à alma humana. Demorei muitos anos para expor minha arte por inibição. Meus poemas guardados em antigos cadernos, amarelados pelo tempo, hoje ganham vida em livros publicados. Já vivenciei várias fases na escrita, reveladas em versos de: amor reciproco e, também, não correspondido; paixão avassaladora, saudade, luto e despedidas, terror (esse é o único que não pretendo voltar a escrever), infantil, pois amo escrever para a criançada. No entanto, sou uma eterna romântica e os versos de amor me seduzem.

Expressão da Emoção e Autenticidade:

Meus queridos leitores, estou residindo na Região Norte, em Porto Velho-RO, mas poetizo para o mundo conhecer meu trabalho literário, já que a poesia é a linguagem da alma, um canal pelo qual as emoções fluem livremente. Ao transformar sentimentos em palavras, o poeta não apenas se liberta das amarras emocionais, mas também convida os leitores a explorarem seus próprios sentimentos. A autenticidade dos versos cria uma conexão genuína entre o criador e o apreciador da poesia. Não importa o lugar, a poesia é universal, expressão de emoção e autenticidade.

Estímulo à Criatividade e Imaginação:

Na simplicidade da minha feliz infância, pude contar com o exemplo e a presença de uma grande mentora, minha mãe, autodidata que me estimulava a ler e, assim, despertar meu lado criativo. Meu pai nos animava com seus contos fantásticos criados no relance de uma boa conversa. E constato que a criação poética é um ato de imaginação desenfreada, o brilhar da criatividade. Ao buscar as palavras certas para expressar pensamentos abstratos, o poeta estimula sua mente a explorar novas perspectivas e a visualizar o mundo de maneira única. Esse exercício constante de criatividade aprimora a capacidade de resolver problemas e nutre a inventividade.

Reflexão Profunda e Autoconhecimento:

Em minha vida a literatura sempre foi uma grande aliada, um afago em todos os momentos. A arte de poetizar não é apenas uma expressão artística, mas também uma jornada de autoconhecimento. Ao escrever sobre experiências pessoais, o poeta reflete sobre sua própria jornada, desvendando camadas mais profundas da sua identidade. Para o leitor, os versos poéticos oferecem um espelho emocional, convidando-o a refletir sobre sua própria vida e emoções. Então, convido você “leitor” a conhecer meus livros poéticos que estão disponíveis no presente blog e nas lojas UICLAP.COM

Alívio do Estresse e Bem-Estar Mental:

Na minha adolescência, quando me sentia triste ou em conflito com meus próprios pensamentos, eu me sentava em um banco na pracinha da Catedral e passava horas lendo poesia. Hoje, ao me lembrar, tenho a certeza que a imersão na poesia cria um refúgio emocional, um lugar onde as palavras se transformam em abraços para a alma. Estudos mostram que a leitura e criação de poesia podem reduzir os níveis de estresse e promover o bem-estar mental. Os versos, como uma terapia silenciosa, acalmam a mente e proporcionam uma pausa revigorante na correria do cotidiano. E, dessa forma, sempre que me vejo aflita, busco uma boa leitura ou expresso minhas emoções criando novos versos.

Conexão Cultural e Social:

Em 2021, resolvi revelar a todos o meu dom, a minha arte e ao pesquisar formas de interação literária: grupos, editoras, revistas, academias, tive a surpresa de perceber que tudo era muito natural para mim. Sensação de pertencimento. A felicidade e disposição só aumentaram. A poesia é uma ponte que conecta culturas, períodos e indivíduos. Através dos versos, viajamos por diferentes épocas e experiências humanas. Ao partilhar poemas, os poetas constroem uma comunidade de almas sensíveis, fortalecendo laços sociais e contribuindo para a compreensão mútua. Estou me sentindo realizada.

Em suma, meus amores, a arte de poetizar é um presente para a mente e o coração. Além de ser uma forma de expressão artística, a poesia é um farol que guia a jornada interior, promovendo benefícios que reverberam na sociedade. Que possamos, cada vez mais, apreciar e cultivar a beleza dos versos, pois na poesia encontramos não apenas palavras, mas a essência da vida em sua forma mais pura. `Quero para sempre ser poesia! Abraços poéticos da Poetisa Flor Intensa do Norte!

Wanda Rop – escritora e poetisa

Ativista Cultural, Embaixadora da Paz e da Cultura

Doutora Honoris Causa em Filosofia e Comunicação Social